Alimentos podem estar envenenados?
Ultraprocessados com agrotóxicos, amarga mistura
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou o terceiro volume do relatório “Tem veneno nesse pacote”, que analisa resíduos de agrotóxicos em produtos ultraprocessados. Foram examinadas 24 amostras de oito categorias, escolhendo os três produtos mais vendidos de cada.
A pesquisa encontrou agrotóxicos em metade dos produtos, sendo o glifosato o mais comum, presente em sete das 24 amostras. Produtos como biscoito maisena, macarrão instantâneo e presunto mostraram altos níveis de contaminação.
O relatório também destaca a presença de agrotóxicos em alimentos direcionados ao público infantil: “A indústria de ultraprocessados quer vender produtos como bolinhos prontos, ‘danoninhos’ e achocolatados como boas opções de lanches para as crianças, mesmo que o Guia Alimentar para a População Brasileira seja categórico: crianças não devem consumir ultraprocessados, especialmente antes dos dois anos de idade”, alerta o Idec.
O relatório enfatiza a necessidade de regulamentações mais rígidas pela Anvisa, que ainda não estabeleceu limites máximos de resíduos de agrotóxicos específicos para ultraprocessados.
Se desejar pode ver AQUI a matéria completa onde aparecem os nomes das empresas e produtos contaminados seriamente com produtos agrotóxicos prejudiciais à saude de adultos e crianças.
Comments