Acelerando a privatização de tudo!
PRIVATIZANDO TUDO Hoje, o governo deve apresentar o projeto de lei de “Responsabilidade Previdenciária” ao Congresso Nacional.
E um dos pontos dessa proposta é privatizar a gestão dos chamados benefícios de risco, como auxílio-doença e acidente.
A ideia é que uma seguradora privada receba as contribuições do funcionalismo público da União, estados e municípios e administre esses benefícios – como no DPVAT, criticado pelo presidente... !!!
Segundo a equipe econômica do governo, a privatização atende à demanda de municípios pequenos, cujos regimes são menos preparados para riscos, como um acidente em larga escala.
No entanto, para a União, que tem cerca de 630 mil servidores ativos no Executivo, a medida não deve ser vantajosa, na avaliação da própria equipe econômica. Vai entender. Não é a primeira vez que Paulo Guedes tenta privatizar a gestão desses auxílios. Em 2019, o ministro da Economia preparou um projeto para entregar a gestão do auxílio-doença, auxílio-acidente e salário-maternidade dos trabalhadores da iniciativa privada para uma empresa, retirando a gestão do INSS. A ideia gerou forte resistência no Congresso.
De acordo com a Folha, parlamentares temem prejudicar os trabalhadores ao deixar as perícias sob responsabilidade de uma empresa privada.
Fonte: Outra Saúde
Se quiser mais detalhes, acesse o link abaixo