Buscar
  • Dr. Júlio Diniz Amorim

Edema (inchação) e insuficiência venosa


Como o EDEMA afeta a sua vida, o seu trabalho e causa feridas?

O edema (inchaço das pernas) postural é uma apresentação muito comum entre os pacientes que consultam um médico angiologista ou cirurgião vascular.

Ele resulta basicamente da permanência por longos períodos na posição sentada ou em pé parado.

Apesar de acometer também indivíduos saudáveis, é considerado um sinal de descompensação do sistema venoso podendo evoluir para um quadro mais dramático de insuficiência venosa crônica, a 14º posição em causas de AFASTAMENTO DO TRABALHO.

Sabemos que muitas pessoas ficam bastante tempo nestas posições durante horas de atividades profissionais diárias. Sem contar o tempo de deslocamento até o trabalho.

É sabido que a pressão hidrostática nas veias da perna de um indivíduo em pé parado oscila em torno de 80 a 100 mmHg. Quanto maior esse índice pressórico, maior a chance de desenvolvimento do edema.

Nos indivíduos sentados com os pés pendentes os valores pressóricos reduzem, mas permanecem altos.

Na posição deitada, naturalmente, o valor pressórico encontra-se próximo a zero tendo em vista que os pés encontram-se na mesma altura do coração.

Esta mesma pressão durante a deambulação é reduzida para valores em torno de 10 a 20 mmHg, demonstrando a importância da caminhada.

Isso ocorre devido ao trabalho principalmente da musculatura da panturrilha (batata da perna) que ajuda no “bombeamento” do sangue de volta para o coração reduzindo o inchaço.

Outra arma importante para reduzir a pressão venosa é a terapia compressiva através do uso de meias elásticas.

Resumindo, incluir caminhadas e exercícios periódicos na sua rotina de trabalho associados ao uso de meias elásticas podem ajudar muito no combate ao edema postural.

Mesmo assim, é fundamental consultar o seu médico para investigar outras possíveis causas de edema e definir a terapia compressiva mais indicada para você.

NA IMAGEM (acima), REPAREM UM EXEMPLO DE ÚLCERA VENOSA DE MEMBRO INFERIOR.

É POSSÍVEL NOTAR O IMPORTANTE EDEMA DA PERNA.

#varizes #inchação #edema #insuficiênciavenosa

0 visualização

© 2015 Cura Ativa Serviços Médicos. Orgulhosamente criado com Wix.com

Registre-se no nosso site